Extensões para cabelo crespo

PEGUEI NA INTERNETE ACHEI LEGAL POR ISSO POSTEI


Há uns três anos passei pela experiência de usar extensões. Não foi para deixar os cabelos compridos ou lisos, mas para disfarçar uma grande falha que surgiu na parte da frente da minha cabeça como resultado de um permanente afro.

O meu cabelo estava com comprimento médio e, com as quebras, a parte da frente foi reduzida a quatro centímetros. Na época, minha cabeleireira sugeriu que colocasse extensões só na parte da frente para disfarçar o buraco, até que o cabelo crescesse alguns centímetros.

Como meu cabelo estava encaracolado por causa do permanente, escolhi uma extensão de cabelo natural que tinha o mesmo tipo de ondulação.

Como foi o processo:

Primeiro, a cabeleireira separou uma faixa de cabelo na parte da frente (pegando de orelha a orelha) próximo da testa. Esta faixa de cabelo tinha uma função: cobrir a parte trançada onde se costura a extensão.

Depois, foi feita uma trança rasteira (também pegando de orelha a orelha). Ela fez três fileiras de tranças, paralelas, chegando quase no topo da cabeça. Em seguida, colocou as extensões (que mais lembravam uma cortina feita de cabelos) e foi costurando a peça de cabelo por toda a trança.

No final, a cabeleireira cortou os fios das extensões em camadas, para ficarem bem integradas ao meu cabelo.

A primeira semana foi muito estranha. Toda vez que passava a mão na cabeça sentia uns “carocinhos”. Na hora de lavar os fios, era mais estanho ainda: não dava para passar os dedos na parte do couro cabeludo entrelaçada.

Demorou quase um mês para me adaptar, mas quando completou três meses, achei que já era hora de retirar. Meu cabelo realmente cresceu bem neste período e o buraco havia desaparecido.


Um exemplo de extensões com fios naturais lisos

O que aprendi sobre extensões que pode ajudar vocês:

- Converse com seu cabeleireiro para definir qual o look que deseja: cabelos longos e lisos, encaracolados, etc. Pense como este novo visual vai se adaptar ao seu estilo de vida.

- Cabelos sintéticos, nem pensar! Eles podem custar mais barato, mas os fios 100% naturais garantem resultado mil vezes melhor. Saiba quanto vai gastar para ter os cabelos que deseja e vá juntando o dinheiro mês a mês, se não tiver toda a quantia necessária. Vai valer a pena!

- Evite usar qualquer tipo de química nos cabelos, uma semana antes de colocar as extensões.

- Faça uma hidratação profunda antes de colocar as extensões para que o cabelo fique o mais saudável possível.

- O melhor tipo de extensão para cabelos crespos é o costurado na base trançada. Evite extensões que utilizam cola, porque quando o cabelo começa a crescer, os fios crespos quebram com facilidade.

- Quando o cabeleireiro estiver trançando seu cabelo ou costurando a extensão, certifique-se de que não está repuxando demais. Se sentir muita dor, reclame. O entrelaçamento deve ficar firme, mas confortável.

Manutenção no dia-a-dia

- Na hora da lavagem, principalmente se colocou extensões em toda a cabeça, o ideal é diluir o xampu e o condicionar com um pouco de água e colocar em um borrifador. Separe o cabelo em mechas, borrife um pouco de xampu e massageie delicadamente.

Tome cuidado redobrado na parte entre a trança e a extensão. Depois que passar o condicionador (do mesmo modo que fez com o xampu), use pente de dentes largos para desembaraçar (faça tudo com calma, para evitar que os dentes do pente se enrosquem entre as tranças e a extensão). Enxágue bem e seque com difusor (se os fios forem encaracolados).

- Uma das coisas que descobri é que a quantidade de leave-in usada reduz drasticamente. Se colocar demais, os fios da extensão ficam pesados, com aspecto engordurado. Quando os fios são naturalmente encaracolados, basta um pouco de leave-in para controlar o frizz.

- Evite óleos, cremes ou sprays que podem ressecar as extensões. Se você investir em um cabelo natural de qualidade, não vai precisar aplicar nenhum produto de finalização entre as lavagens.

- Não use chapinha ou babyliss; quanto menos manipular a extensão, melhor para seu cabelo natural. O que você pode fazer é enrolar os fios úmidos com as pontas dos dedos.

- Para manter o couro cabeludo e seu cabelo natural saudáveis, uma vez por semana passe um pouco de óleo essencial de alecrim misturado com óleo de amêndoa. Estimula o couro cabeludo e ajuda o cabelo crescer.

- À medida que o cabelo vai crescendo, você vai sentir que as tranças e as extensões vão ficando frouxas (eu tinha a sensação de que os fios iam cair no meio da rua, era horrível!). Por isso, é preciso fazer ajustes a cada um mês, um mês e meio mais menos. É um custo adicional que você precisa levar em consideração.

- Você está se sentindo linda e poderosa com o cabelão, mas lembre-se de que depois de três meses o ideal é retirar todas as extensões e deixar seu cabelo natural respirar por pelo menos dois dias.

Este procedimento é fundamental para evitar a chamada alopecia de repuxo ou tração. O uso contínuo das extensões provoca uma tensão que causa má circulação do couro cabeludo. Resultado: o cabelo começa a cair e você vai ficar careca como a top Naomi Campbell (quem se arrisca?)

Quando estiver sem as extensões, faça massagens no couro cabeludo para ajudar a irrigação no local.

22fev


Vocês já conhecem a minha paixão pelos óleos vegetais. Sempre fico impressionada como realmente eles melhoram a qualidade do cabelo crespo natural. Por isso, meninas, vale a pena experimentar esta receita.

Este tratamento com óleo quente é feito com azeite de oliva e é excelente para quem tem cabelo carapinha ou muito crespo.

O que ele faz

- repara a cutícula e a restaura a maciez dos fios

- reduz o frizz

- controla as pontas duplas

- melhora a textura do cabelo

- fortalece os fios

Quem tem cabelo crespo mais maleável ou está na fase de transição do alisado para o crespo pode usar? Pode, mas reduza a quantidade de óleo da receita, ok ?

A receita

- ¼ de xícara de azeite de oliva extra virgem (para quem tem cabelo curto) ou ½ xícara para as meninas que tem muito cabelo ou cabelo comprido.

- 1 ampola de vitamina E

Em uma pequena vasilha, coloque o óleo e a ampola de vitamina E. Misture tudo e, em seguida, aqueça lentamente o azeite em banho-maria.

Como sei que tem meninas entre 11 e 12 anos que leem o blog, acho melhor explicar o que é banho-maria: você vai pegar uma panela de tamanho médio, colocar mais ou menos um litro, um litro e meio de água e levar ao fogo.

Quando a água começar a ferver, você coloca a vasilha com o óleo dentro da panela (não se preocupe porque a vasilha não vai afundar). Como é só para aquecer rapidamente o óleo, prefiro desligar o fogo e depois coloco a vasilha com o óleo. São apenas alguns segundos.

Cuidado para não aquecer demais o óleo. Ele deve ficar com uma temperatura agradável; você vai colocar os dedos e sentir o óleo morninho.

Mais uma coisa: não utilize vasilhas plásticas porque podem derreter com o calor da água fervida! Criança e fogo não combinam, por isso peçam ajuda para sua mãe ou algum adulto.

Voltando a receita: passe o óleo aquecido por todo o cabelo úmido. Massageie o couro cabeludo e deixe o azeite agir por 15 minutos. Depois enxágüe e lave os cabelos normalmente com xampu, depois o condicionador. Para finalizar, passe o leave-in.

Deixe o cabelo secar naturalmente.

Você pode fazer o tratamento uma vez por semana, se o seu cabelo estiver muito danificado, ou a cada 15 dias.

Mais um lembrete: para a receita funcionar bem, tem que ser azeite extra virgem extraído a frio, sem mistura de outro óleo (leia o rótulo!). É um pouco mais caro, mas é um excelente investimento. Eu uso o azeite da marca Native, que custa R$ 21 e ainda é orgânico. Quem mora em São Paulo pode encontrá-lo no Pão de Açúcar.

15abr


Você pode não acreditar, mas os fios arrepiados (ou frizz) existem desde que existe o cabelo crespo. Isto acontece porque o formato dos fios, em espiral ou zigue-zague, dificulta o processo de hidratação natural dos crespinhos da raiz às pontas.

O resultado nós conhecemos muito bem: o ressecamento dos fios. E é justamente nos cabelos ressecados ou danificados (fios quebrados ou com pontas duplas), que ocorre o frizz. Por quê?

A cutícula, uma espécie de “pele” que cobre toda a extensão do fio, é formada por uma série de escamas sobrepostas que protegem a estrutura capilar. Quando o cabelo está danificado, as escamas da cutícula se erguem (ou como alguns cabeleireiros dizem “ficam abertas”) provocando o arrepiado.


Cutícula capilar danificada

O que mais pode provocar o frizz?

- Umidade: Tenho que dizer que a umidade ama cabelo ressecado, quanto mais ressecado estiver seu cabelo, mais a umidade irá danificá-lo. A umidade nada mais é do que minúsculas gotículas de água na atmosfera, ou seja, é quando o ar está impregnado de vapor de água. Quando esta umidade entra em contato com a superfície ressecada do fio (as cutículas abertas) o resultado é o frizz.

- Excesso de xampu: Lavar os cabelos todos os dias ou passar xampu em excesso provoca o ressecamento dos fios. Se o cabelo crespo já tem tendência ao ressecamento, você pode imaginar o que a lavagem excessiva pode fazer. Por isso, modere na quantidade de xampu e lave os cabelos crespos no máximo duas vezes por semana. E sempre que lavar, hidratação profunda para recuperar a umidade dos fios.

- Química: quem tem cabelo alisado, relaxado ou com tintura também tem grande probabilidade de ter frizz. Os tratamentos químicos abrem a cutícula capilar provocando o ressecamento e a quebra dos fios e, como conseqüência, o arrepiado.

- Chapinha, secador e babyliss: o calor em excesso desgasta a cutícula, deixando os fios ressecados e desidratados.

- Falta de um bom corte: quando seu cabelo está hidratado e mesmo assim os fios arrepiados insistem em aparecer, isto pode ser sinal de que chegou a hora de aparar os fios ou dar um bom corte. Lembre-se: pontas duplas e ressecadas também provocam frizz.

- Passar as mãos toda hora nos cabelos: muitas meninas tem o hábito de ficar torcendo, esticando e alisando os crespinhos. Se você quer evitar o frizz, e fios embaraçados, mantenha as mãos longe dos cabelos, especialmente depois que umedeceu e passou o leave-in.

O frizz sob controle

- Hidratação sempre: condicionadores e máscaras hidratantes ajudam a fechar as cutículas e ainda nutrem os fios. (A máscara intensiva da linha Natura Plant garante bons resultados).

- A escolha certa do xampu: os melhores xampus para cabelos crespos naturais e os alisados ou relaxados são os produtos para cabelos quimicamente tratados. Um detalhe importante: use mais o xampu no couro cabeludo do que nos fios. E o condicionador aplique nas pontas, e não no couro cabeludo. (Gosto muito dos xampus da Avlon e da Pantene)

- Evite toalha de algodão: o melhor é usar a toalha de microfibra ou papel toalha.

- Use lenço de seda: as fronhas de algodão absorvem a oleosidade natural dos fios. Se você mora em uma região que faz muito calor, e acha que o lenço vai esquentar demais sua cabeça, coloque o lenço de seda sobre o travesseiro, por cima da fronha.

- Reduza o uso do secador ou chapinha: quanto tiver que usá-los, proteja o cabelo com produtos termoativados.

- Silicone, serum e pomadas: elas ajudam a controlar o frizz, mas devem ser usadas com muita moderação. Lembre-se de que estes produtos não hidratam o cabelo, apenas criam uma camada que dá brilho e controla o arrepiado. O ideal é aplicá-los depois do leave-in. (Recentemente experimentei o Secret Weapon do John Frieda, dá para aplicá-lo no cabelo úmido ou seco).

- Penteie os cabelos com delicadeza: cabelos crespos devem ser penteados e desembaraçados úmidos, nunca a seco. Assim você evita a quebra dos fios.

23mar


A Karina Carmelino perguntou qual a diferença entre o modelador de cachos e o leave-in. Como sei que este assunto interessa a todas as meninas, achei que valia a pena fazer um post.

Para saber mais detalhes sobre este tipo de creme, conversei com Delane D’Azevedo, gerente de produtos na área de transformação e coloração da Niely. Abaixo segue o nosso bate papo.

Blog: Qual a diferença entre creme modelador de cachos e leave-in?

Delane: O modelador de cachos possui uma fórmula mais aprimorada, mais concentrada, que tem como objetivo reduzir o volume, dar mais brilho e controlar o frizz.

Com isso os cachos ficam mais definidos e, como o próprio nome do produto já diz, mais modelados. Proporcionando mais beleza aos cachos e valorizando sua forma.

Já o leave-in é um produto mais leve, indicado para quem possui cabelos lisos com volume ou ondulados com volume. Pois não tem o poder de modelar os cachos.

Blog: Isto quer dizer que o creme modelador de cachos é mais indicado para cabelos crespos do que o leave-in?

Delane: Isso depende do que a consumidora de cabelos crespos quer. Se ela deseja reduzir bem o volume dos cabelos, o leave-in não lhe atenderá. Mas se deseja apenas desembaraçar, dar brilho e manter os cabelos comportados em relação aos fios arrepiados, o indicado é o leave-in.

Blog: Qual a forma correta de utilizar o creme modelador de cachos? Qual a quantidade adequada?

Delane: A forma correta de utilizar no dia-a-dia é lavar sempre os cabelos com o xampu e condicionador, e logo após aplicar o produto sem enxágue, seja ele modelador ou leave-in.

É muito importante que os cabelos estejam sempre limpos para aplicar o produto sem enxágue, pois se o cabelo não estiver limpo, o acúmulo de produtos (o famoso efeito build up) poderá causar caspa e oleosidade excessiva aos cabelos.

Em relação à quantidade, normalmente os cabelos com cachos necessitam de uma quantidade superior a uma moeda de um real.

Blog: Como o creme modelador de cachos atua no cabelo e por que o produto consegue enrolar ou acentuar o formato dos fios?

Delane: O produto consegue modelar os cachos por conter em sua fórmula uma mistura de matérias-primas específicas com o objetivo de moldar os fios, como o silicone e o hidroxietilcelulose (dá densidade aos líquidos e facilita o penteado).

Blog: Tem leitoras que usam o creme modelador de cachos e em seguida passam silicone. Isto realmente é necessário?

Delane: Sim. Para os cabelos extremamente ressecados e com muito frizz, que são características bem particulares de quem possui cabelos crespos e cacheados, o silicone auxilia na questão do brilho e na redução de frizz.

O cuidado que se deve tomar é em relação à quantidade e o excesso de aplicações durante o dia, para não deixar o cabelo com aspecto “pesado”, oleoso e sujo.

Blog: Na hora de comprar o creme modelador de cachos, o que devemos prestar atenção na fórmula para saber se o produto realmente é bom?

Delane: As fórmulas normalmente necessitam dos ativos de tratamento, tais como aloe vera, manteiga de karité, cupuaçu, dentre outros. A consumidora deve estar atenta a esses ativos, além da marca.

Blog: O creme modelador de cachos é mais indicado para quem tem química no cabelo ou pode ser usado em cabelos crespos naturais?

Como este produto não possui o poder de transformar o fio quimicamente, ele pode ser usado por qualquer cabelo que tenha a necessidade de modelar e domar os cachos, sejam eles tratados quimicamente ou naturais.

————————————————-

Antes de finalizar, gostaria de reforçar o que Delane disse sobre a quantidade certa de modelador para usar no dia-a-dia. Cuidado para não exagerar porque este tipo de creme, por ser mais concentrado, realmente deixa o cabelo oleoso e pesado.

Como quem tem cabelo crespo não lava os fios todos os dias, o creme vai acumular demais nos cabelos. Portanto, não é preciso passar a mesma quantidade diariamente. Você pode apenas usar o produto nas áreas em que seu cabelo estiver mais ressecado.

Como meu cabelo ainda está curto, não tenho usado cremes modeladores de cachos porque realmente reduzem o volume. Mas as meninas que não gostam de cabelos muitos volumosos, podem se beneficiar com uso do produto.

Quem tem cabelo relaxado ou com permanente afro deve redobrar o cuidado na hora de aplicar o produto. Passe o creme aos poucos para não deixar o cabelo emplastrado. Não é preciso passar todos os dias. Você pode umedecer o cabelo com água e modelar os fios com as mãos.

Para saber qual é o creme certo para seu cabelo, o melhor jeito é experimentar. Quando usava modelador de cachos, cheguei a experimentar dos mais baratos aos mais caros (Pantene, Seda, Lanza), mas meu cabelo gostava muito dos da Natuhair.

Comentários

Postagens mais visitadas