A Karina Carmelino perguntou qual a diferença entre o modelador de cachos e o leave-in. Como sei que este assunto interessa a todas as meninas, achei que valia a pena fazer um post.

Para saber mais detalhes sobre este tipo de creme, conversei com Delane D’Azevedo, gerente de produtos na área de transformação e coloração da Niely. Abaixo segue o nosso bate papo.

Blog: Qual a diferença entre creme modelador de cachos e leave-in?

Delane: O modelador de cachos possui uma fórmula mais aprimorada, mais concentrada, que tem como objetivo reduzir o volume, dar mais brilho e controlar o frizz.

Com isso os cachos ficam mais definidos e, como o próprio nome do produto já diz, mais modelados. Proporcionando mais beleza aos cachos e valorizando sua forma.

Já o leave-in é um produto mais leve, indicado para quem possui cabelos lisos com volume ou ondulados com volume. Pois não tem o poder de modelar os cachos.

Blog: Isto quer dizer que o creme modelador de cachos é mais indicado para cabelos crespos do que o leave-in?

Delane: Isso depende do que a consumidora de cabelos crespos quer. Se ela deseja reduzir bem o volume dos cabelos, o leave-in não lhe atenderá. Mas se deseja apenas desembaraçar, dar brilho e manter os cabelos comportados em relação aos fios arrepiados, o indicado é o leave-in.

Blog: Qual a forma correta de utilizar o creme modelador de cachos? Qual a quantidade adequada?

Delane: A forma correta de utilizar no dia-a-dia é lavar sempre os cabelos com o xampu e condicionador, e logo após aplicar o produto sem enxágue, seja ele modelador ou leave-in.

É muito importante que os cabelos estejam sempre limpos para aplicar o produto sem enxágue, pois se o cabelo não estiver limpo, o acúmulo de produtos (o famoso efeito build up) poderá causar caspa e oleosidade excessiva aos cabelos.

Em relação à quantidade, normalmente os cabelos com cachos necessitam de uma quantidade superior a uma moeda de um real.

Blog: Como o creme modelador de cachos atua no cabelo e por que o produto consegue enrolar ou acentuar o formato dos fios?

Delane: O produto consegue modelar os cachos por conter em sua fórmula uma mistura de matérias-primas específicas com o objetivo de moldar os fios, como o silicone e o hidroxietilcelulose (dá densidade aos líquidos e facilita o penteado).

Blog: Tem leitoras que usam o creme modelador de cachos e em seguida passam silicone. Isto realmente é necessário?

Delane: Sim. Para os cabelos extremamente ressecados e com muito frizz, que são características bem particulares de quem possui cabelos crespos e cacheados, o silicone auxilia na questão do brilho e na redução de frizz.

O cuidado que se deve tomar é em relação à quantidade e o excesso de aplicações durante o dia, para não deixar o cabelo com aspecto “pesado”, oleoso e sujo.

Blog: Na hora de comprar o creme modelador de cachos, o que devemos prestar atenção na fórmula para saber se o produto realmente é bom?

Delane: As fórmulas normalmente necessitam dos ativos de tratamento, tais como aloe vera, manteiga de karité, cupuaçu, dentre outros. A consumidora deve estar atenta a esses ativos, além da marca.

Blog: O creme modelador de cachos é mais indicado para quem tem química no cabelo ou pode ser usado em cabelos crespos naturais?

Como este produto não possui o poder de transformar o fio quimicamente, ele pode ser usado por qualquer cabelo que tenha a necessidade de modelar e domar os cachos, sejam eles tratados quimicamente ou naturais.

————————————————-

Antes de finalizar, gostaria de reforçar o que Delane disse sobre a quantidade certa de modelador para usar no dia-a-dia. Cuidado para não exagerar porque este tipo de creme, por ser mais concentrado, realmente deixa o cabelo oleoso e pesado.

Como quem tem cabelo crespo não lava os fios todos os dias, o creme vai acumular demais nos cabelos. Portanto, não é preciso passar a mesma quantidade diariamente. Você pode apenas usar o produto nas áreas em que seu cabelo estiver mais ressecado.

Como meu cabelo ainda está curto, não tenho usado cremes modeladores de cachos porque realmente reduzem o volume. Mas as meninas que não gostam de cabelos muitos volumosos, podem se beneficiar com uso do produto.

Quem tem cabelo relaxado ou com permanente afro deve redobrar o cuidado na hora de aplicar o produto. Passe o creme aos poucos para não deixar o cabelo emplastrado. Não é preciso passar todos os dias. Você pode umedecer o cabelo com água e modelar os fios com as mãos.

Para saber qual é o creme certo para seu cabelo, o melhor jeito é experimentar. Quando usava modelador de cachos, cheguei a experimentar dos mais baratos aos mais caros (Pantene, Seda, Lanza), mas meu cabelo gostava muito dos da Natuhair.

21mar



Tenho recebido emails de crianças que já usam química com 10, 11 anos de idade, reclamando do cabelo seco e danificado. Há poucos dias, recebi outro email de uma mãe que contou que alisa o cabelo da filha de quatro anos.

Diante desta situação, achei importante esclarecer algumas questões sobre química e crianças.

Embora a maioria das meninas sonhe, desde cedo, com os cabelos lisos e brilhantes que veem nas novelas e comerciais de TV, é bom lembrar que crianças só podem fazer algum tipo de tratamento químico depois dos 12 anos de idade.

Qualquer salão sério e responsável respeita esta “lei”, mesmo que a mãe insista dizendo que se responsabiliza.

Os produtos usados para relaxar ou alisar contêm ingredientes que podem causar danos irreparáveis no couro cabeludo e no folículo capilar. Por isso a química não é recomendada antes dos 12 anos.

Sei que algumas mães vão dizer que elas é que pedem, que as meninas preferem o cabelo liso ou que na escola todas as amiguinhas dela fizeram chapinha.

Sei também que é difícil lidar com a choradeira, os beicinhos e as birras das meninas. Mas acho fundamental que a mãe converse com a filha e explique, numa linguagem que a criança possa entender, que o cabelo crespo dela é especial e que aprender a lidar com ele pode ser muito divertido.

Acredito que a criança precisa aprender a cuidar e a gostar do cabelo antes de pensar em alisá-lo. E a mãe tem um papel essencial nesse processo de descobrir que “o meu cabelo crespo é tão bonito quanto o cabelo liso”.

É verdade que muitas mães sentem dificuldade em lidar com o cabelo crespo da filha, mas isso pode ser uma boa oportunidade para descobrir novas maneiras de deixar a menina mais bonita. É um gesto que vai reforçar cada vez mais o laço de afeto entre mãe e filha.

Quando for lavar, condicionar ou desembaraçar o cabelinho dela, nunca diga que tem cabelo demais, que é difícil para penteá-lo, nem deixe transparecer nenhuma emoção negativa. Faça tudo de modo leve e divertido, para que ela não crie rejeição ao próprio cabelo. Isso é muito importante para a formação da autoestima da criança.

18mar



Sei que muitas meninas já sabem como manter seus crespinhos desembaraçados e livres de nós. Mas decidi fazer este post depois que vi uma das minhas irmãs tentando dar uma “organizada” num enorme emaranhado de fios. Como queria fazer algumas “experiências” no cabelo dela, concordei em desembaraçá-lo.

O cabelo crespo embaraça facilmente por causa do formato dos fios (alguns tem forma de espiral, outros de ziguezague). Estes fios vão entrelaçando-se uns aos outros, até formar um emaranhado.

Quando o cabelo crespo natural está curto, é mais fácil desembaraçá-lo, mas conforme vai crescendo (no comprimento e no volume), é preciso tomar muito cuidado para que durante o processo os fios não se quebrem.

Uma das maiores agressões que você pode fazer com seu cabelo é tentar desembaraçá-lo quando estiver seco. Por isso, umedeça-o muito bem antes de começar o processo.

Sempre desembaraço meu cabelo durante as lavagens. Depois de passar o xampu e retirar todas as impurezas, passo um pouco de condicionador e divido o cabelo em oito mechas (você pode dividir em mais partes se quiser).

Em cada mecha faço o seguinte: repasso mais condicionador e passo primeiro os dedos para soltar bem os fios. Em seguida, penteio várias vezes com um pente de dentes largos. Quando sinto que o pente desliza da raiz às pontas facilmente, passo um pente com dentes um pouco mais estreitos.

Repito esta operação em todas as mechas. Nunca puxe com força os fios. Se tiver nós nas pontas, coloque mais condicionador nesta região e com os dedos vá desfazendo o nó, e passe o pente em seguida.

Conforme vai penteando o cabelo, você vai notar que o pente vai ficar cheio de fios. Não se assuste. Lembre-se de que está removendo os fios que caíram naturalmente durante a semana.

Depois que desembaracei as mechas, penteio todo o cabelo em uma mesma direção, enxáguo, retiro um pouco do excesso da água e passo leave-in.

Quando faço hidratação mais profunda, prefiro desembaraçar minutos antes de retirar a máscara.

17mar



Oprah Winfrey e Andre Walker

No site da O Magazine, revista da apresentadora Oprah Winfrey, li uma pequena entrevista com o cabeleireiro americano Andre Walker. Além de ser um dos profissionais mais respeitados dos Estados Unidos, ele cuida do cabelo da Oprah há mais de 25 anos.

A apresentadora faz questão de afirmar que graças aos cuidados de Andre, ela conseguiu manter seu cabelo saudável após tantos anos de secador, chapinha, e extensões.

As dicas do cabeleireiro são úteis para as meninas que tratam o cabelo com química e gostam de manter os fios super lisos.

OM: Quais são as três coisas que devemos fazer para ter um cabelo bonito?

Andre: Hidratar. Hidratar. Hidratar. Mesmo que você ache que não precise, passe condicionador toda vez que lavar os cabelos e aplique uma máscara bem cremosa uma vez por semana. Recuperar a umidade dos fios é essencial para ajudar a reparar pontas secas, além de dar brilho.

Comentários

Postagens mais visitadas