o cabelo acostuma com o shampoo?

Essa é uma pergunta que ouço e leio sempre… A afirmação é sempre essa: no início o shampoo “A” fazia milagres no meu cabelo, mas depois de um tempo não faz mais efeito porque o cabelo já se acostumou com ele.
Eu mesma já senti e sinto isso várias vezes, mas a resposta passa longe do “acostumou” “viciou” ou “enjoou”.
Uma coisa que pouca gente sabe, mas que é fato incontestável, é que os hormônios interferem no pH do couro cabeludo, e sempre que há mudanças hormonais, como quando estamos menstruadas, esse pH varia.
Assim, um produto que funcionava perfeitamente deixa de funcionar tão bem simplesmente porque o pH do couro cabeludo mudou.
shampoo O Cabelo Se “Acostuma” Com O Shampoo?
Foto: Reprodução
Outra coisa muito comum de acontecer é quando o cabelo está hiper ressecado e a pessoa se joga em um shampoo hidratante. No início, como os fios estão bastante danificados, é evidente que o shampoo tende a ter um efeito muito melhor, já que ele está oferecendo exatamente o que o cabelo precisa naquele momento.
Com o passar do tempo, quanto mais o cabelo estiver hidratado, menor será o efeito visível do shampoo, pois ele já cumpriu a função dele.
Eu vivo falando isso: as necessidades de cada cabelo mudam de acordo com o momento.
Um shampoo que era maravilhoso quando seu cabelo precisava de reconstrução não terá o mesmo efeito quando ele precisar de nutrição e vice versa.
Outra coisa muito importante: cabelo com excesso de resíduos e sujeiras não absorve os ativos corretamente! Às vezes o cabelo está tão cheio de impurezas que o shampoo parece “não fazer efeito”, por isso eu sempre uso um pré-shampoo antes do meu shampoo habitual.
Um pré-shampoo, pra mim, é um shampoo mais baratinho, de preferência sua, que serve de primeira lavagem, só pra “tirar o grosso”. Depois dele é que eu aplico o shampoo hidratante, nutritivo ou reconstrutor.
O que tem funcionado pra mim, além do tal do pré-shampoo, é revezar os produtos. Cada lavagem é com um shampoo diferente (geralmente tenho dois), assim o cabelo não fica saturado e pode absorver, cada dia, o que o shampoo do dia tem a oferecer.

Comentários

Postagens mais visitadas