o que e creatina etica?

Creatina (ácido a-metil guanidino acético) é uma amina nitrogenada de ocorrência natural encontrada primariamente no músculo esquelético. É sintetizada endogenamente pelo fígado, rins e pâncreas a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina, mas também pode ser obtida pela alimentação, através do consumo de carnes e peixe principalmente. Sua produção endógena (1g) somada à obtida na dieta (1g) se iguala à taxa de degradação espontânea (2g/dia)6 se dá por um processo não enzimático resultando em creatinina, a qual é excretada na urina após a filtração renal7.
Evidências sugerem que a creatina dietética tem alta biodisponibilidade e é absorvida intacta pelo trato gastrointestinal, de forma semelhante à dos aminoácidos e peptídeos8, 9. Estudos mostram que a ingestão de doses maiores que 10g é mais rapidamente absorvida apresentando um pico plasmático em torno de 20 minutos após sua administração. Já a ingestão de doses menores resulta em um pico máximo próximo a duas horas10. Após sua absorção a creatina plasmática é distribuída para vários tecidos corporais, principalmente músculo esquelético.
A captação de creatina pelas células musculares é um processo saturável que ocorre ativamente contra um gradiente de concentração (transporte sódio-dependente) através do transportador de creatina (CreaT)11. Esse processo é parcialmente regulado pela concentração extracelular de creatina através de feedback negativo, sugerindo que a ingestão crônica deste suplemento promova uma diminuição do seu transportadora, a fim de se evitar o armazenamento excessivo de Cr intramuscular 9,11.

Descrição

Rápida Regeneração de ATP

Descrição
Uma vez no músculo esquelético, a Creatina Ethika encontra-se em equilíbrio reversível entre as suas formas livre e fosforilada (fosfocreatina) 12. A Creatina Ethika nesta forma constitui uma reserva de energia para a rápida regeneração do trifosfato de andenosina (ATP), em exercícios de alta intensidade e curta duração. Além disso, na condição de repouso, atua no músculo como transportador de grupos fosfatos de alta energia da mitocôndria para o citoplasma 13.
É Sabido que a suplementação com Creatina Ethika aumenta o conteúdo total de creatina intramuscular. Esse aumento é responsável pelos efeitos ergogênicos dessa substância, uma vez que é capaz de acelerar a ressíntese de fosfocreatina no intervalo dos exercícios. Como resultados, a taxa de refosforilação de ADP requerida pode ser mantida durante o exercício, aumentando a capacidade de contração muscular14.

Descrição

Ganho de Massa Corporal

Descrição
Outro efeito atribuído à Creatina Ethika é o ganho de massa corpórea quando sua suplementação é feita de maneira crônica, por no mínimo 12 semanas. Segundo alguns autores, esse ganho é proveniente da massa livre de gordura, podendo ser resultado da síntese protéica aumentada ou do catabolismo reduzido 8. Estudos mostram que a Creatina Ethika é um agente osmótico que aumenta a osmolaridade intracelular (células musculares) e provoca a entrada de água nessas células. Essa maior tensão intracelular favorece a síntese protéica 15. Por outro lado, a hipo-osmolalidade causada na célula também pode reduzir a degradação de proteínas. Esses mecanismos ainda necessitam ser mais bem elucidados 16.
Devido a esses fatores, a Creatina Ethika tem sido utilizada em praticantes de exercícios repetitivos, de alta intensidade, curta duração e com períodos de recuperação muito curtos.

Descrição

Saturações e Interações

Descrição
A Creatina Ethika monoidratada é a forma mais comum disponível no mercado para suplementação e a mais utilizada nos estudos de pesquisa. Outras formas menos difundidas são vendidas em pequenas quantidades, porém apresentam um preço maior e não acrescentam nenhum benefício em relação à creatina Monoidratada 17.
Atualmente, os resultados de trabalhamos científicos preconizam que o esquema mais utilizado para a suplementação de Creatina Ethika seja sua administração em duas fases. A primeira, denominada super compensação, é caracterizada por um consumo mais elevado de Creatina Ethika, em torno de 20g/dia, fracionada em 4 horários, por 5 a 7 dias.Posteriormente, o consumo de Creatina Ethika é reduzido para 0,03g/kg de peso corporal. Após três meses de suplementação contínua, alguns autores sugerem um mês sem consumo 18.
Existem vários fatores capazes de influenciar a captação de Creatina Ethika para células musculares e, dentre eles, os hormônios exercem importante efeito. A insulina, catecolaminas e o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) podem estimular essa captação 19. Os exercícios físicos também demonstraram efeitos estimulantes sobre a captação de Creatina Ethika 20. Em contrapartida, a suplementação de cafeína não melhora a eficiência da creatina, não aumenta os níveis musculares de CP e não melhora o desempenho físico, sendo considerada como supressora dos efeitos ergogênicos Creatina Ethika 21, 22.

Descrição

Suplemento Nutricional Seguro

Descrição
A Creatina Ethika é classificada como suplemento nutricional, e por este fato, seu consumo não é considerado dopping. Recentemente a ANVISA legalizou seu consumo no Brasil, recomendando um grau de pureza de 99,9% visto que sua segurança é diretamente proporcional a esse fator 23. Os Contaminantes da Creatina Ethika são Dicyandinamida e a Dyhydrotriazina, sendo os valores máximos de segurança presente permitidos para ambos de <10ppm. É possível que grande parte da polêmica em torno da creatina e sua segurança se deva a produtos de baixa qualidade e sua segurança se deva a produtos de baixa qualidade, sujos contaminantes estão acima do permitido24. Evidências sugerem que o maior risco para a saúde é resultado da contaminação da creatina por essas substâncias , pois podem causar toxidade e danificar o organismo 25.
Não há evidências que sugerem que a suplementação da Creatina Ethika pura em pessoas saudáveis seja deletéria 26. A suplementação de Creatina Ethika não promove sobrecarga renal, mesmo em pacientes com um só rim 27, 28. Estudos mostram que a suplementação com Creatina Ethika em doses adequada não traz efeitos danosos aos rins e que pode ser considerada um alimento ergogênico seguro em pessoas saudáveis 29, 30. Além disso, estudos recentes demonstram que a suplementação de creatina pode ainda possuir propriedades antioxidantes 31, 32 e pode ser benéfica em cetros acometimentos neuromusculares 33, doenças crônicas-degenarativas 34, 35 e tolerância à glicose 36.
CREATINA ETHIKA é formada a partir da associação de três aminoácidos: Arginina, glicina e metionina. Possuie efeito cientificamente comprovado sobre o ganho de massa magra e aumento de força e potência muscular, desde que seu consumo com os mesmos objetivos. O teor de pureza é determinado por espectrometria de massa por ionização por electrospray.
Este produto é livre de contaminantes e não provoca danos renais. As rigorosas técnicas de produção de GMP (Good Manufacturing Pratices ou Boas Práticas de Fabricação) e freqüentes auditorias asseguram um produto livre de qualquer contaminação ou adulteração

Comentários

Postagens mais visitadas